qua, 1 de outubro de 2025

Variedades Digital | 27 e 28.09.25

Será que minha mancha é melasma?

Uma mancha de melasma geralmente é bilateral, ou seja, existem manchas em ambos os lados da face, com tamanhos diferentes.
As áreas mais frequentes são o nariz, cabeça e boca. Também podem aparecer no pescoço, braços, entre outros.
A mancha pode ser marrom claro ou marrom mais escuro, também pode ser bege azulado.
Qual é o melhor tratamento?
A primeira etapa e mais importante é o uso do protetor solar. Essa etapa tem que ser eficiente: deve-se aplicar primeiro protetor solar transparente e por cima um protetor solar de alta cobertura com cor.
Quem tem melasma, tem que usar um protetor com cor, porque ele vai ficar protegido se estiver coberto.
Outra indicação é a reaplicação do protetor solar a cada 3 horas, e o suplemento com fotoprotetor oral que contém antioxidantes.
Na segunda etapa, é necessário limpar a pele. Para limpá-la, tem que ser tratada com esponjas macias (sydent), porque a pele não pode ficar muito seca e não pode ficar irritada. O melasma é uma patologia da pele que piora com irritação.
Um terceiro estágio é o uso de antioxidantes tópicos, como vitamina C, resveratrol, niacinamida, vitamina E verde.
É importante usar antioxidantes na pele que ajudem a clarear as manchas e prevenir a produção de radicais livres, pois aumentam a inflamação ou pioram a pele ou o melasma.
No quarto passo, os clareadores são uma etapa importante, e a dúvida mais frequente é qual é o melhor clareador. Não existe essa combinação de vários ingredientes ativos e vai depender do tipo de melasma e pele de cada paciente.
Procuro na mesma receita, na mesma rotina usar diferentes clareadores, assim como o melanócito que é a célula que produz pigmento para a melanina em diferentes direções.
Exemplos de agentes clareadores são o ácido tranexâmico, tiamidol, ac kojioco, ácido fítico, alfa arbutim, entre outros.
Na quinta etapa, o uso de ácidos para aumentar a renovação celular, para puxar o pigmento da superfície. Sempre pensando que pode ser irritado com melasma, então prefiro os alfa-hidroxoácidos como o ácido glicólico e mandélico, o retinol.

Daniela Duarte é Cosmetóloga Médica, formada há 18 anos na ‘Facultad de Medicina – Carreras Universitarias de Tecnologia Medica’, com título habilitado pelo Ministério da Saúde e sócia da Sociedade de Cosmetologia Médica do Uruguai.

Endereço: Faustino Carambula, nº 1415

Telefone: +598 99824852

Facebook: Daniela Duarte Cosmetóloga Médica

Instagram: @danieladuartecosmed

Deputado Afonso Hamm manifesta preocupação com a exclusão de alguns municípios gaúchos na MP para acessar créditos para o alongamento de dívidas rurais

O deputado federal Afonso Hamm manifestou descontentamento com as recentes medidas do Governo Federal que visam o alongamento das dívidas de produtores rurais, especialmente no Rio Grande do Sul. Em um cenário de perdas acumuladas ao longo de cinco safras consecutivas, as normas impostas pela Medida Provisória (MP) 1314/2025, a Resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN) 5247, e uma Portaria

TCE-RS promove encontro nacional para debater gestão de pessoas no setor público

O Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS), em parceria com o Instituto Rui Barbosa (IRB), realizou, nesta segunda-feira (29), a cerimônia de abertura do XV Encontro Técnico de Gestão de Pessoas dos Tribunais de Contas do Brasil. O evento ocorre até o dia 1º de outubro, no auditório Romildo Bolzan do TCE-RS, em Porto Alegre.